03 de Outubro, 2015
Você sabe como descartar um guardanapo de papel usado?
Luís Martins
Se você pensou: "é simples, basta jogar no reciclável de papel". A sua resposta está errada! Pois saiba que um papel sujo não pode ser reciclado. Seu descarte precisa ser feito no lixo comum (ou organico ). O sujo não pode, mas o papel apenas molhado pode (e deve) ser reciclado. Uma vez que o papel comum leva de 3 a 6 semanas para se decompor na natureza, é importante que esse tipo de lixo tenha um descarte adequado. E nem é preciso enfatizar que a madeira (matéria-prima do papel) está cada vez mais escassa. Sem contar que a fabricação de materiais, a partir do papel reciclado, consome menos água e energia. Por isso, a importância da reciclagem. Mas então, vamos ao que interessa! Atenção aos tipos de papel e como cada um deles deve ser descartado.
Recicláveis: jornais, revistas, envelopes, cadernos, impressos, rascunhos, papel sulfite, papel de presente, fotocópias, listas telefônicas, cartões, cartazes, aparas de papel, caixas de papelão e embalagens longa vida (como de leite de caixinha) limpas.
Não recicláveis: papéis engordurados ou sujos (como guardanapos, papel higiênico e papel toalha), fitas e etiquetas adesivas, papel carbono, papéis metalizados (salgadinhos e biscoitos), papéis plastificados (como de sabão em pó), papéis parafinados (fax) e fotografias.