Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Luís Virtual

Luís Virtual

07 de Março, 2015

Usos que você desconhecia do óleo de amêndoas

Luís Martins

O óleo de amêndoas é extraído do fruto seco de uma árvore chamada amendoeira. Depois do prensado a frio, se obtém esse elixir que tantos benefícios nos proporciona, tanto para a saúde como para a estética. Saiba no seguinte artigo para que serve o óleo de amêndoas e não hesite em começar a utilizá-lo o quanto antes.


O óleo de amêndoas está composto por gorduras monoinsaturadas, ácido oleico e ácidos linoleicos (como o ômega 3 e 6). A cor é quase transparente, com toques amarelos ou dourados, não tem um aroma muito forte, mas sim doce. Pode-se usar para fazer massagens ou para o uso externo, ainda que não seja recomendado para o consumo, algumas pessoas costumam usá-lo em casos de prisão de ventre.
Para que serve o azeite de amêndoas?

Como se dizia antigamente, o azeite de amêndoas pode ser usado de maneira externa, mas não interna (não é próprio para consumir), salvo em casos em que se indique o contrário. Por isso, é preciso saber no momento da compra a finalidade que o óleo vai ter.

O óleo de amêndoas tem, geralmente, aplicações cosméticas, de beleza ou estéticas, mas também ajuda em alguns problemas na pele, como os eczemas ou a acne. Muitos produtos de beleza o incluem entre seus componentes, tanto em cremes como em produtos para o cabelo.


No caso de usar óleo de amêndoas para fazer massagens, este ajuda bastante acalmar a ansiedade, os nervos e o estresse. É usado por suas qualidades emolientes, ou seja, serve em caso de infecções cutâneas do tipo inflamatória leve, como pele seca ou herpes.

Reduz o prurido ao proteger e suavizar tanto a pele quanto as mucosas. É usado também para tratar a psoríase e a dermatite, acalma a coceira quando há erupções cutâneas, diminui as dores, abranda as partes inflamadas e alivia a irritação.
Mais benefícios do óleo de amêndoas
É bom para o cabelo

O óleo de amêndoas é excelente para as pessoas que sofrem com a sequidão em seus cabelos, porque proporciona brilho e suavidade instantaneamente. Evita, por sua vez, a calvície, devido a seu alto conteúdo em ácidos oleicos. Por conter uma boa quantidade de vitamina E, ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo, podendo melhorar notavelmente os casos de caspa ou dermatite seborreica. Para aproveitar os benefícios, você pode colocar umas gotas de óleo de amêndoas na palma da mão depois do banho e passar nas pontas do cabelo ou no couro cabeludo. Outra alternativa é usar como substituto do condicionador, deixando atuar alguns minutos e depois enxaguar com água morna.



É bom para a pele

Como já foi mencionado antes, o óleo de amêndoas é excelente para tratar diferentes problemas na pele, sobretudo a sequidão, os eczemas ou a acne. Tudo isso se deve aos ácidos oleicos que contém, perfeitos para hidratar a pele.

Permite também aumentar a circulação sanguínea nos vasos da derme (ao aplicar com movimentos circulares), assim você mantém a pele em perfeita condição, limpa, suave, jovem e radiante. E ainda por cima, por conter vitamina E, um excelente antioxidante, ajuda a melhorar o aspecto da pele.


Uma máscara perfeita para cuidar da pele pode ser feita com duas colheradas de óleo de amêndoas, duas de óleo de soja, uma colher de levedura de cerveja, três colheres de aveia e água quente. Misture bem os três primeiros ingredientes e depois adicione a aveia aos poucos, para formar uma pasta homogênea. Adicione água quente e aplique no rosto, deixando atuar durante 30 minutos. Enxágue com água morna.
Elimina as estrias

Entre os males da pele, as estrias são as que mais importunam as mulheres. Elas aparecem depois do parto, ao emagrecer muito, etc. O óleo de amêndoas é um excelente remédio caseiro para as estrias, já que regenera a pele, a deixa mais hidratada e suave, graças aos ácidos oleicos e a vitamina E. Este óleo também permite reduzir notavelmente as rugas do rosto e do pescoço, se for aplicado assim que se formam as linhas de expressão.

Para aumentar a eficiência do óleo, você pode misturar uma colher do produto com uma cápsula de vitamina E (vendida em lojas de produtos naturais) e com a pele limpa e seca, realizar massagens de maneira circular ao menos uma vez por dia. Uma boa opção para as rugas é aplicar uma gota ao redor dos olhos, na testa ou no queixo e massagear suavemente, duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite.
Trata a acne

Para quem tem acne, cravinhos ou pele oleosa, o óleo de amêndoas é um dos poucos que podem ajudar. Se o óleo de amêndoas tem uma boa quantidade de ácidos oleicos, também conta com outros componentes e nutrientes que melhoram a pele do rosto, ombros, costas e peitoral de maneira surpreendente. Você pode fazer uma máscara com 30 ml de óleo de amêndoas, uma gema e uma maçã.

O preparo é muito simples: descasque a maçã, retire a polpa e triture. Adicione a gema do ovo e o óleo de amêndoas. Mexa bem até formar uma pasta consistente. Aplique no rosto ou nos lugares afetados pelas espinhas e deixe atuar durante meia hora. Após esse tempo, enxágue com água morna e depois aplique um creme hidratante não comedogênico (que não aumente a oleosidade).