26 de Março, 2015
, Uma tigela de cereais por dia reduz risco de morte prematura, diz estudo
Luís Martins
Cerca de 34 gramas de grãos integrais a cada mil calorias diárias diminui probabilidade de doenças em 17%
RIO - O hábito de comer uma tigela de cereais por dia pode reduzir as chances de morte precoce em decorrência de câncer, doenças cardíacas ou respiratórias e diabetes. Um amplo estudo realizado pela Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard concluiu que, ingerindo 34 gramas para cada mil calorias absorvidas por dia, uma pessoa reduz o risco de morte prematura em 17%. Não é pouco.
Os pesquisadores, que publicaram seu trabalho na revista “BMC Medicine”, analisaram dados de mais de 367 mil pessoas em oito estados americanos, registrando suas dietas e seus hábitos por 14 anos. As constatações se mantiveram mesmo quando se levava em conta diferentes idades, tabagismo, índice de massa corporal e atividade física.
“Nossas descobertas devem motivar estudos futuros, especialmente ensaios clínicos e estudos experimentais, para testemunhar ainda mais os efeitos benéficos de grãos integrais e componentes potencialmente eficazes, tais como fibras e outros nutrientes, e explorar seus mecanismos”, afirmou o líder do estudo, Lu Qi.
Quando dividida por doenças crônicas individuais, a pesquisa mostrou que a ingestão de grãos integrais e cereais teve efeito protetor significativo, detendo propriedades anti-inflamatórias. O alto consumo de grãos integrais foi associado com de 11% a 48% menor risco de morte por doenças respiratórias e diabetes, respectivamente, e uma redução no risco de câncer de 15%.
Publicidade
Grãos integrais (nos quais o farelo e o gérmen permanecem) contêm 25% mais proteína do que grãos refinados, como os que fazem a farinha branca, massas e arroz branco.
Como mostraram pesquisas anteriores, todos os grãos integrais, como trigo e aveia, apresentaram propriedades benéficas que afastam doenças e mantêm órgãos saudáveis, uma vez que são ricos em fibras alimentares, minerais e antioxidantes.
Verificou-se que uma fibra particular encontrada apenas na aveia - chamada beta-glucano - diminui o colesterol, que pode ajudar a proteger contra a doença de coração. Além disso, acredita-se que um composto bioativo chamado avenantramidas para a formação de gordura nas artérias, prevenindo ataques cardíacos e derrames.