Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Luís Virtual

Luís Virtual

06 de Julho, 2015

Um peixe a andar fora de água? Sim, existe

Luís Martins



O seu nome é Anabas testudineus e podia ser apenas mais um peixe, não fosse a sua capacidade de sobreviver fora de água até seis dias. E movimenta-se: usando as barbatanas peitorais consegue deslocar-se em terra e até subir a árvores




Usando um órgão específico para respirar fora de água, são vários os dias que consegue aguentar. E se o tempo está seco, é na lama que se refugia para sobreviver.

É um peixe de água doce, se bem que novas investigações mostram que ganhou capacidade para sobreviver também em águas mais salgadas - uma preocupação, sobretudo depois de se saber que está a deslocar-se para a Austrália vindo da Papua Nova Guiné.

É que pode ser uma ameaça para a vida selvagem do país: devido à sua dimensão, se for comido por um pássaro ou outro peixe pode ficar alojado na garganta, levando a asfixia ou fome do predador.

As autoridades australianas estão a divulgar este peixe para que tenham atenção caso o vejam. Muitos acreditam que pode dirigir-se até ao país no fundo de um barco de pesca, e por isso os pescadores são aconselhados a deitá-lo fora assim que o vejam num dos seus barcos.