03 de Fevereiro, 2015
Torta de nozes
Luís Martins
Ingredientes
4 ovos
8 colheres (sopa) rasas de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
aquecida
1/2 xícara de nozes moídas
1 colher (café) de fermento
1 lata de leite condensado
1/2 copo de leite
1 colher (sobremesa) de maisena
1/2 xícara de nozes raladas
2 xícaras de açúcar
3 claras
1/2 xícara de água
1 pitada de sal
1/2 xícara de nozes moídas
Nozes inteiras
Detalhes
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 60min.
Tempo de cozimento: 25min.
Custo: Dispendioso
Preparação:
Etapa 1
Forno preaquecido a 160°.
Bater as claras em neve bem firmes, colocar as gemas e bater bem. Acrescentar o açúcar aos poucos, batendo sempre. Continuar a bater e colocar a farinha de trigo, a farinha de rosca aquecida e o fermento. Acrescentar, por último, as nozes, misturando levemente, sem bater, para que a massa continue bem fofa. Levar ao forno em tabuleiro médio, untado e enfarinhado, por cerca de 25 minutos (fazer o teste do palito). Deixar esfriar.
Etapa 2
Levar ao fogo o leite condensado, o leite, a maisena e as nozes e deixar ferver, mexendo sempre até obter um creme não muito mole, para não escorrer ao rechear a torta. Deixar esfriar.
Etapa 3
Bater as claras em neve bem firme com o sal. Fazer uma calda com o açúcar e a água até obter ponto de fio ou bala mole ( deixar cair uma colherinha da calda em recipiente com água gelada. Deve formar uma bala mole). Despejar aos poucos sobre as claras em neve, batendo sempre até esfriar. Reservar.
Etapa 4
Com uma faca bem afiada, cortar as beiradas (1/2 cm) do bolo. Partir em 3 partes iguais. Colocar uma parte sobre o prato de apresentação e cobrir com metade do creme de nozes. Colocar outra parte do bolo e cobri-la com o restante do recheio. Cobrir com o terceira fatia de bolo. Cobrir toda torta com o "marshmallow" e fazer "ondas" com auxílio de um garfo. Salpicar todos os lados com as nozes moídas e decorar com as inteiras.
Pode-se usar um suspiro ( feito com 2 claras em neve e 6 colheres de açúcar) para substituir o "marshmallow", mas a torta deve ser levada ao forno baixíssimo, semi aberto, apenas para secar um pouco a cobertura, sem transformá-la em suspiro.