05 de Junho, 2015
Sugestões para evitar o excesso de formalidade nos e-mails
Luís Martins
Algumas pessoas pecam pelo excesso de formalidade nos e-mails corporativos. Mesmo que o destinatário seja um superior ou cliente, é preciso lembrar que a mensagem deve ser eficaz – consequentemente, clara e objetiva. É possível ser educado e elegante e, ao mesmo tempo, direto a fim de ser melhor compreendido. Algumas palavras ou expressões servem como “armadilhas”, deixando o texto cansativo e prolixo.
Veja na tabela abaixo algumas palavras frequentemente utilizadas e sugestões de como substituí-las adequadamente:
No lugar de:
Acusamos o recebimento de
Agradecendo a atenção dispensada
Acima citado
Antecipadamente grato(a)
Aproveitamos o ensejo para comunicar
Através dessa missiva, informamos
De acordo com o supracitado
Essa missiva tem por finalidade
Levamos ao conhecimento de
No que tange a
Para a sua apreciação
Escreva:
Recebemos
Agradecemos / Obrigado(a) pela atenção
Citado
Grato(a) / Obrigado(a)
Comunicamos
Informamos
Conforme exposto
Nosso objetivo é
Informamos
Em relação a / Quanto a
Para seu conhecimento