14 de Agosto, 2015
SAIBA TUDO SOBRE ATIVAÇÃO DO WINDOWS 10 FINAL
Luís Martins
Muitos internautas estão com dúvidas sobre a ativação do Windows 10 final (RTM) e abaixo estão algumas infos importantes Elas abordam o instalação comum do Windows, instalação via upgrade do Windows 7 e Windows 8x, instalação limpa via upgrade do Windows 7 e Windows 8.x e também infos sobre as "ativações" piratas.
Atualização 30/Jul Alguns internautas notaram que a chave de ativação do Windows 10 gerada no item 13 é uma chave genérica, e mesmo assim o Windows está corretamente ativado. Isso acontece quando o seu hardware ID consta no database de ativações da Microsoft, e com isso não há necessidade de alterar a chave de ativação: ao se conectar à internet o Windows 10 identifica o seu hardware e ativa-o automaticamente sem a necessidade de uma nova key. Isso acontecerá novamente se houver necessidade de reinstalar o Windows 10 nesse mesmo PC.
SAIBA TUDO SOBRE ATIVAÇÃO DO WINDOWS 10 FINAL - RTM
WINDOWS COM INSTALAÇÃO LIMPA
Se você tem uma chave de ativação (cd-key) válida do Windows 10, basta você baixar a versão desejada dele aqui e instalá-lo. Chaves de ativação do Windows 7 ou Windows 8.x não funcionam no Windows 10.
WINDOWS COM INSTALAÇÃO LIMPA VIA UPGRADE DO WINDOWS 7 OU WINDOWS 8.X
Windows instalado "do zero" (instalação limpa) não pode ser ativado se você simplesmente instalá-lo no seu PC: será necessário uma chave de ativação (cd-key) válida para isso. Independentemente disso você poderá instalar o Windows 10 final sem nenhuma chave de ativação, mas nesse caso ele funcionará apenas por 90 dias. Durante a instalação do Windows 10 "do zero" você pode clicar em Ignorar a chave:
Após a instalação do Windows 10, você também pode ignorar a inserção da chave de ativação bastando clicar na opção Fazer isso mais tarde:
Nesse caso o Windows 10 não estará ativado:
Sem nenhuma chave de ativação, o Windows 10 funcionará temporariamente (modo de notificação):
Usuários que têm Windows 7 ou Windows 8.x e querem fazer uma instalação limpa do Windows 10 (via opção de upgrade) não conseguirão fazer isso diretamente, pois a Microsoft não considera uma instalação limpa como upgrade.
Nesse caso primeiro você deve fazer um upgrade do Windows 7 ou 8.x para o Windows 10 para depois poder instalar o Windows 10 "do zero" quantas vezes quiser nessa mesma máquina. Existe uma outra opção de fazer instalação limpa no upgrade do Windows 10 que descrevemos detalhadamente aqui.
ATUALIZAÇÃO DO WINDOWS 7 OU 8.X PARA WINDOWS 10
Se você atualizar o Windows 7 ou 8.x para o Windows 10, este será automaticamente ativado (leia nosso tutorial mostrando como fazer uma instalação limpa no upgrade do Windows 10). Se ele não for ativado imediatamente (principalmente com a mensagem "O Windows não pode ser ativado. Tente novamente mais tarde", ele será ativado automaticamente nas próximas horas ou dias.
ATIVAÇÃO PIRATA KMS
Muitos acreditam que existe uma fórmula mágica para ativar definitivamente o Windows via KMS, mas isso não existe: ativações KMS são temporárias e sempre expiram - e com o Windows 10 isso não é diferente.
Ao aplicar um conhecido passo-a-passo para "ativação" do Windows 10, ele fica ativado somente por 180 dias, precisando ser reativado após isso.
Nesse período a Microsoft pode incluir o cd-key e o servidor de ativação em uma lista negra, desabilitando essa falsa "ativação" até que uma outra chave válida seja utilizada. O mesmo se aplica a cd-keys vendidas ilegalmente no Mercado Livre como se fossem legítimas.