23 de Outubro, 2015
Porto TOP 10 – atrações a não perder
Luís Martins
A primeira coisa de que nos lembramos quando pensamos no Porto é o vinho do porto pelo qual a cidade é famosa. No entanto, há muito mais para descobrir na segunda maior cidade de Portugal. Caminhe pelas suas ruas de comércio movimentadas, pelas pastelarias e inúmeros cafés, explorando os marcos históricos desta cidade. Dê um passeio ao longo do Rio Douro e prove a famosa Francesinha. Aqui estão algumas sugestões de alguns dos marcos históricos a não perder nesta cidade.
1 - Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos quando concluída em 1763 era a torre mais alta em Portugal. É um notável Marco barroco, projetado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, que também desenhou a igreja adjacente. Foi usada como um guia para os navios ao entrarem no Cais da Ribeira.
Classificado como um monumento nacional em 1910, a vista da cidade do Porto do topo da torre é espetacular, com a cidade para um lado e a praia para o outro.
Tornou-se uma atração turística popular para a vista aérea da cidade. Com 76 metros de altura, vai ter de subir 240 degraus para atingir o topo.
Localização: Rua S. Filipe de Nery.
2 - Ponte Luís I
Provavelmente uma das estruturas mais emblemáticas no Porto. Desenhada por Gustave Eiffel antes de ele ter construído a famosa Torre Eiffel, foi inaugurada em 1886, na altura o maior arco de ferro do mundo. Hoje o metro passa na parte superior enquanto que o nível inferior é usado por carros e pedestres, para passar para o lado de Gaia.
Não pode deixar de atravessar a ponte para ver as impressionantes vistas da cidade do Porto.
3 - Sé Catedral do Porto
A Catedral do Porto ou Sé começou a ser construída no século XII, mas só foi concluída em 1737. Como resultado, a Catedral tem muitos tipos diferentes de influências arquitetónicas, incluindo o gótico, o românico e o barroco. A catedral encontra-se na parte mais antiga da cidade e é também uma das mais antigas igrejas da região.
O edifício sofreu muitas alterações ao longo do tempo. A rosácea gótica é a única parte da fachada original que permanece, especialmente após alterações barrocas do século XVIII.
Junto à Catedral encontrará a estátua do Pelourinho, a Torre Medieval e um Museu de Arqueologia, para além das excelentes vistas da cidade do Porto.
Localização: Terreiro da Sé.
4 - Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal original, construído no século XIX, foi substituído por um pavilhão desportivo, em 1956, estando hoje reservado para concertos, eventos desportivos e exposições.
Mas a verdadeira atração é o que o rodeia. Jardins com excelentes vistas de diferentes ângulos para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia.
Existe também uma biblioteca multimédia, um auditório para conferências, uma cafetaria e o Museu romântico.
Não invadida por turistas, esta é uma ótima maneira de realmente relaxar.
Localização: Rua Almirante Leote Rego.
5 - Casa da Música
Este edifício de doze andares de forma irregular foi concebido pelo mundialmente famoso arquiteto Rem Koolhaas, exclusivamente para apresentações musicais. Foi concebida para marcar o ano de 2001, ano em que o Porto foi Capital Europeia da cultura, no entanto só ficou pronta em 2005, tornando-se uma referência arquitetónica da cidade. Para os admiradores de maravilhas arquitetónicas justifica uma visita.
A impressionante estrutura de concreto branca é um edifício inventivo. Dentro, o auditório de 1.300 lugares tem uma acústica perfeita e um órgão barroco fixado à parede.
Muitas orquestras internacionais já tocaram aqui, e há também uma orquestra residente. No andar de cima existe um dos mais sofisticados restaurantes da cidade.
De fora, alguns descreveram o edifício como parecendo um meteorito que caiu no centro da cidade. Está localizado na avenida principal da cidade (Avenida da Boavista que se estende por 7 km em direção ao mar), junto à rotunda da Boavista que apresenta uma coluna com um leão e uma águia, monumento que comemora a vitória dos portugueses e ingleses na Guerra Peninsular.
Localização: Avenida da Boavista, 604-610.
6 - Museu e Jardins de Serralves
Serralves é cultura, natureza e arte. Se gosta de arte moderna, então este é um local a não perder. Este museu, um projeto do arquiteto Siza Vieira, exibe arte contemporânea de vanguarda internacional num edifício premiado com o prémio Pritzker. As exposições são rotativas e os jardins surpreendentes para relaxar após a visita.
Esta é uma visita que não deve ser desperdiçada. Não se esqueça de passar também pela loja do Museu para ver alguns dos melhores do design Português e de provar as deliciosas refeições no seu restaurante com vistas para o jardim.
Se estiver na cidade no final de maio ou início de junho, certifique-se de ir ao festival anual do Museu “SerralvesemFesta”, com 40 horas de eventos de livre acesso relacionados com arte e cultura contemporânea.
Localização: Rua D. João de Castro, 210.
7 - Igreja de S. Francisco
O que de fora parece uma construção comum do século XIV, tem no seu interior a mais extraordinária igreja do porto. Apresenta um estilo gótico e manuelino no exterior e um interior barroco.
A parte mais espetacular é o extenso trabalho de dourados. Esculturas em madeira com colunas e pilares douradas. Diz-se que existem aqui cerca de 400 kg de ouro. O pouco que não está coberto de ouro puro são, por exemplo, os arcos góticos com nervuras feitas de mármore.
Há um museu nas catacumbas.
Os serviços de igreja não são realizados aqui, mas muitas vezes é o local para concertos de música clássica.
Localização: Rua do Infante D. Henrique.
8 - Palácio da Bolsa
Ao sair da Igreja de São Francisco, encontra imediatamente ao lado o Palácio da Bolsa, uma das mais populares atrações turísticas de Porto. O edifício e sua catedral são marcos da melhor arquitetura do país.
Este pomposo edifício com uma vasta fachada neoclássica do século XIX é a antiga bolsa que foi construída para impressionar e ganhar a credibilidade dos investidores europeus.
Dentro poderia ser confundido com um lugar real, especialmente o quarto ornamentado de árabes, uma câmara oval que tentou copiar o Palácio de Alhambra de Granada. Agora é “a sala de receção” da cidade onde os chefes de estado e outras personalidades são recebidos numa visita ao porto.
Outra sala notável é o Pátio das Nações, iluminada por uma grande claraboia. Bandeiras da maioria dos países que tinham relações comerciais com o Porto são representadas aqui.
Existem visitas guiadas de cerca de meia hora.
Localização: Rua Ferreira Borges.
9 - Cais da Ribeira
O bairro da Ribeira é composto por ruas medievais e becos decadentes. No entanto é um lugar fascinante, que termina com um quadrado na “Praça da Ribeira”. Com barcos tradicionais a flutuar e casas antigas coloridas, este é o local mais pitoresco da cidade e o sítio que todas as pessoas adoram, também declarado Património Mundial pela UNESCO.
Tome uma bebida refrescante neste ambiente único e volte à noite para apreciar a animação desta zona. Há dezenas de cafés, bares e restaurantes, abrigados sob arcos medievais, tornando o distrito mais popular na cidade para comer e beber. A cidade inteira vem a esta zona nos dias de festa, especialmente na tradicional festa da cidade, no dia de São João, de 23 para 24 de junho, e na véspera de ano novo para assistir aos fogos-de-artifício.
Da Ribeira, também poderá ver a ponte Luís I, iluminada de noite, e a atraente zona ribeirinha do Cais de Gaia.
10 - Parque da Cidade
O Parque da Cidade é a maior e mais recente área verde da cidade. A sua localização perto do Oceano e das praias de Matosinhos, torna-o perfeito para os surfistas, corredores de manhã e fãs de piquenique de fim de semana.
Para além do mar e das praias apresenta outros pontos interessantes, como uma casa/restaurante de chá, o Pavilhão da Água, um minigolfe e campos de futebol e voleibol.
O Parque tem alguns lagos e uma grande diversidade de fauna, incluindo cisnes, gansos, sapos, coelhos e patos selvagens e flora igualmente rica e diversificada.
Apresenta duas entradas, uma pela Av. da Boavista e, do lado oposto, uma entrada pela Estrada da Circunvalação.