06 de Julho, 2015
Peixe com dentes humanos chega aos Estados Unidos
Luís Martins
Chama-se pacu, e à primeira vista parece-se com uma piranha da América Sul - com a diferença de que a sua dentição é muito semelhante à humana. Conhecido por poder morder os testículos dos homens que o rodeiam, o pacu foi agora avistado num lago de Nova Jersey, nos Estados Unidos. E a sua reputação está a assustar os locais.
O norte-americano Ron Rossi foi o responsável pela descoberta, num passeio em família. Ao notar na dentição, identificou-o como um Pacu, depois de procurar na internet por espécies semelhantes.
O aparecimento de um pacu naquela zona está a causar algum receio por entre os locais, sobretudo devido à reputação do animal. Alguns testemunhos afirmam que o pacu já provocou acidentes ao morder testículos a pescadores, mas os cientistas afirmar que esse não é um hábito deste peixe.
Sendo herbívoro, o pacu alimenta-se à base de plantas e, ocasionalmente, frutos secos, daí ter desenvolvido uma dentição semelhante à nossa. Por vezes, pode também alimentar-se de outros peixes, o que está a preocupar os investigadores próximo da zona de Nova Jersey.
Com este avistamento, os investigadores receiam que o pacu possa destabilizar o ecossistema local, ao alimentar-se de alguns peixes ou trazendo doenças para a zona.
Como é que lá chegou, continua a ser um mistério: tal com outras piranhas, o pacu foi várias vezes avistado na Amazónia e Papua Nova Guiné. Os especialistas acreditam que este exemplar possa ter sido criado em cativeiro e o seu dono o transportou até ao lago, para lhe dar mais espaço. No entanto, o pacu não teria sobrevivido às águas do lago.
Imagens via ABC News.