29 de Maio, 2015
PARA EXERCITAR A MENTE...
Luís Martins
Como Exercitar uma Mente Aberta
Uma hora de constante atividade cerebral através de pensamentos inovadores ou da experimentação de novos estímulos pode torná-lo mais inteligente, mais enérgico, mais criativo, mais sociável e mais aberto a novas experiências e modos de se pensar. Os ingredientes-chave são: ser aberto a novas experiências e; mudar modos antigos de pensar sobre tais experiências. Eis algumas das inúmeras atividades que podem estimular seu cérebro.
Passos
1
Jamais permaneça de mente vazia. Enquanto espera (na fila do banco, numa lanchonete, num restaurante, na fila do supermercado ou enquanto espera pela chegada de alguém, ou pelo início de um programa televisivo), pondere, calcule e memorize. Se puder, por exemplo, memorize os dígitos do pi (você pode chegar a memorizar 50 dígitos em questão de horas, 200 em questão de semanas), tente lembrar dos nomes de todos os seus professores do ensino médio, memorize números primos, fique bom em recitar o alfabeto de trás pra frente, aprenda o alfabeto Grego (normal e de trás pra frente), lembre-se de quantos filmes Tom Cruise participou, ou tente duplicar números (1, 2, 4, 8, 16...) até eles se tornarem desafiadores. Você pode até tentar duplicar números visualmente, como ao visualizar um objeto simples (como um tijolo), então dois, e então quatro, e assim por diante. (Um bom modo de fazer isso é imaginar os objetos em uma rede ou em um círculo.)
2
Reflita sobre suas crenças. Cada decisão sua feita na vida é baseada em suas crenças. Para abrir a mente, comece a listar suas crenças fundamentais, e pergunte-se o porquê de você acreditar em cada uma delas. Então, tente imaginar que não acredita mais nessas crenças, mas em algo totalmente diferente. Depois, em algo totalmente diferente desse “novo” meio de pensar. Escolha uma crença e trabalhe nela. Pergunte a amigos confiáveis sobre as crenças deles e como adquiriram tais crenças. Compreenda isto: seu sistema de crenças é absolutamente único para você; as crenças de seus amigos são únicas para eles. Uma mente aberta sempre se sente confortável com as diferenças, e possui diversos modos de enxergá-las.
3
Leve seu corpo ao limite. Ao usar o corpo de novas maneiras, você pode aprender mais sobre si mesmo e expandir sua mente. Percorra sua casa inteira de trás pra frente para obter uma nova perspectiva espacial (tome cuidado durante o passeio para não tropeçar em nada e para não cair das escadas). Aprenda a plantar bananeira, rolar para trás ou erguer-se com um salto. Participe de aulas de artes marciais. Tente algumas aulas de hip-hop ou aprenda passos do breakdance. Você pode tocar os próprios dedos dos pés? Trabalhe nisso. Tente esquiar, fazer snowboard, andar de jet-ski. Ande de asa-delta, pule de paraquedas, surfe ou faça qualquer coisa que lhe leve além dos limites de sua zona de conforto.
Aprenda a girar uma caneta entre seus dedos, a resolver um cubo Rubik, ou empilhar copos. Não sabe o que certa coisa é? Pesquise-a!
Aprenda a fazer malabarismos. Este é um grande exercício para cérebro, olhos e reflexos. Com três bolas é fácil demais? Tente quatro, ou melhor, cinco. Ao ficar extremamente bom nisso, tente 10! 20! 50! Acha impossível? Mantenha uma mente aberta. Tente malabarismos de contato para um desafio diferente.
Busque por novas sensações físicas. Dê um mergulho em um lago glacial ou em uma fonte termal.
4
Estimule os olhos. Vá para uma galeria de arte gratuita ou barata. Mesmo se pensar que a arte é ruim, ela ainda pode provocar o pensamento. Você pode descobrir pessoas com diferentes gostos. Assista a filmes ou a espetáculos de gêneros que você normalmente não explora. Aprofunde-se em cyberpunk, horror, animê, documentários, comédia stand-up (Danilo Gentili, Rafinha Bastos, George Carlin, etc.), ou qualquer outra coisa que ainda não tenha experimentado (e que potencialmente ainda não tenha aprendido a amar).
Assista a programas que lhe dão repulsa. Você odeia (ou acha que odeia) the O.C.? Experimente ver um ou dois episódios. Faça o mesmo com novelas, ficção científica ou séries de fantasia. Assista a canais espanhóis, canais religiosos, Discovery, Travel, ou o Disney Channel, mesmo que por apenas alguns dias.
Tente não assistir TV por duas semanas. Preencha seu novo tempo de sobra com atividades novas e animadoras.
5
Estimule seus ouvidos. Escute música a qual ainda não tenha escutado tanto. Músicas clássicas, new age, zouk, rap, hip-hop, drum and bass, Dubstep, trance, metal, jazz, exótica, polka, internacional, mariachis, country ou afro-blues. Você não tem de gostar de tudo, mas uma mente aberta sempre pode encontrar algo interessante. Sintonize uma estação de rádio atípica para você ou use um player de músicas online, como Pandora, para encontrar novos artistas baseando-se nos interesses propostos.
6
Aprenda sobre diferentes pessoas e estilos de vida. Uma grande forma de fazer isso é através da [pt.wikipedia.org/ Wikipédia], onde é possível encontrar artigos sobre assuntos diversos, como BDSM, natação, Wicca, Cristianismo, a Festa Verde, o conservantismo, o comunismo, o anarquismo, os sunitas, o discordianismo, os Tútsis, e os judaísmo. Considere quantos membros possuem tais práticas. Voluntarie-se a uma organização que trabalhe com uma comunidade de pessoas desconhecidas para você.
7
Aprenda algo novo. Algumas aulas incomuns em um colégio comunitário ou em um programa educacional comunitário próximo. Pegue um catálogo e abra sua mente para aprender coisas como: história da arte; trançar cestas; treinamento de primeiros-socorros; ética nos negócios. A sua universidade local provavelmente oferece cursos fáceis de pesquisas sem pré-requisitos, como meteorologia, nutrição ou cultura popular Japonesa. Você poderia encontrar alguns tópicos inesperados como Vampiros e Lobisomens. Aprenda diferentes línguas (Norueguês, Esperanto, Japonês, Francês, Árabe, Italiano, Finlandês, Saami, Chinês, Navajo, Etc.), especialmente aquelas cujas raízes sejam diferentes das de sua própria língua. A internet é um ótimo lugar para encontrar aulas obscuras gratuitas ou por preços baixíssimos. Procure por aulas gratuitas no YouTube ou em KhanAcademy.org.
Junte-se a clubes que trabalhem com coisas que você não conheça. Um clube de palavras-cruzadas, um clube de investimentos, de dança folk, etc., não apenas ensinariam algo novo, como também lhe dariam a oportunidade de criar novas amizades.
Construa coisas ridículas como rádios, legos, robôs e catapultas.
8
Melhore sua literalidade e habilidades matemáticas. Aprenda como escrever ou falar de trás pra frente. (Leonardo DaVinci, homem quintessencial da Renascença e popular faz-tudo, escreveu todas as suas anotações de trás pra frente, de maneira que era possível lê-las apenas com a ajuda de um espelho.) Ou tente escrever de cabeça pra baixo, ou ler de trás pra frente. Nada disso é tão difícil quanto parece; você logo pegará o jeito.
Aprenda a ler e escrever em qualquer linguagem que não conheça. Eis algumas ideias: Norueguês, Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano, Árabe, Aramaico, Mandarim, Maltês, Cantonês, Russo, Finlandês, Latim, Galês e Holandês.
Aprenda a contar em uma base numérica diferente da que você está acostumado (provavelmente, você usa o sistema decimal). Use sistemas binários (base 2), octal (base 8), duodecimais (base 12), hexadecimais (base 16), vigesimais (base 20, usada em números Maias) ou outros sistemas numéricos. Quando começar a se familiarizar com operações básicas, tente converter números de um sistema para outro. Em seguida, misture diferentes sistemas em uma operação única. Misture um pouco disso e daquilo e, um dia, você talvez consiga multiplicar rot13 – hexadecimais codificados por vigesimais codificados xor.
Aprenda criptogramas e algoritmos clássicos. Codifique e decodifique usando o algoritmo Vigènere, o algoritmo bíblico, ou seu próprio código.
Anúncio
Explore outras culturas e religições. Comece experimentando novos alimentos. Já comeu sushi? Já experimentou comida Vietnamita? Mediterrânica? Indiana? Nativo-Americana? Cajun? Já tomou chá de sagu? Uma dose de erva de trigo? Já fumou num narguilé, comeu durião ou balut – a fina iguaria filipina? Enquanto puder, visite igrejas, sinagogas, mesquitas, templos, reuniões de união e meditações.
1
Encare seus medos. Você é um ignorante em computação? Aproxime-se mais de computadores por um tempo. Não tenha medo. Você não quebrará nada. Aprenda a linguagem de programação. Nada é tão difícil quanto parece. Construa seu próprio computador. Acha difícil? Você jamais saberá enquanto não tentar. É ridícula a quantidade de guias ensinando a construir um computador que existem por aí.
2
Abra sua mente para novos pontos de vista políticos ou religiosos. Você pode achar difícil de encarar no início, mas eventualmente se encontra um grão de verdade naquilo que seu arqui-inimigo diz. Mesmo que não encontre esse grão, você conseguirá discutir com um “deles” de modo muito mais inteligente. Eis um método mais difícil, porém mais eficiente também: selecione um tema controverso e desenvolva (ou mantenha) uma opinião forte sobre ele. Escreva um ensaio defendendo sua opinião com o maior número de evidências e citações possível. Em seguida, escreva um ensaio defendendo o lado oposto, também com várias citações e evidências, considerando o argumento gerado no início. Seja escrupulosamente honesto e coloque a mesma quantidade de esforço dispendida para a escrita do primeiro ensaio.
3
Tente bloquear um de seus sentidos. Faça atividades cotidianas, como limpar um quarto ou usar o celular, com uma venda. A perspectiva é totalmente diferente quando você é forçado a “criar” novos meios de se fazer atividades tão comuns. Você também poderia tentar usar uma diferente parte de seu corpo para realizar ações, como escrever com os dentes ou digitar com os dedos dos pés.
4
Brinque com jogos de estratégia. A estratégia é a poesia da mente. Bridge, damas, xadrez, shogi, ou Go são ótimos meios de exercitar sua flexibilidade mental. Resolver quebra-cabeças também o ajudará a pensar inconscientemente nas coisas através de novos meios. Você pode se surpreender ao descobri seu talento para certos tipos de jogos!
5
Viaje. Tornar-se um estrangeiro realmente abre a mente para novas coisas. Você pode fazer isso viajando dentro de seu país ou estado! Você conhece bem a sua própria cidade? Já tentou usar uma bicicleta, ou talvez caminhar sozinho ou usar o transporte público? (Já pensou como as coisas seriam se estes fossem os únicos meios de locomoção, se não pudesse dirigir? Ser um pedestre de vez em quando o fará ser um motorista melhor.) Saia da rotina!
6
Pense um pouco nos mistérios do mundo. O que veio primeiro: o ovo ou a galinha? Pense em lugares como o Triângulo das Bermudas: por que tantas pessoas desaparecem lá? Procure respostas em livros e sites.
7
Aprenda a tocar um instrumento musical. O piano é bastante popular. Ou tente aprender o tambor africano, Djembe. Você não precisa dos melhores instrumentos para começar a aprender. Um amigo que toque tal instrumento pode ajudá-lo a começar. Se gostar, frequente aulas.
8
Converse com alguém com quem normalmente não conversaria. Converse com o motorista do ônibus, um protestante, alguém que esteja de folga, um mendigo ou qualquer um que normalmente passe despercebido para nós. Todos gostam de contar as histórias de suas próprias vidas.
9
Gaste um dia inteiro sem verificar que horas são. Acorde e só vá para cama quando estiver cansado. Você verá que um dia é muito mais longo e que o sol se move até sem o tiquetaquear do relógio. O que separa o real do artificial?
10
Aprenda a desenhar e pintar da vida. Desenhar a vida mudará o jeito que você vê o mundo. A prática é o melhor meio de se tornar bom nisso. Procure por aulas online gratuitas e livros, inclusive uma série de Andrew Loomis. Grupos locais se reúnem off-line para desenhar ou viajar. Compre um caderno de desenhos de bolso e um bom lápis. Também é possível improvisar com várias canetas e com o verso de impressões antigas.
11
Pesquise sobre temas pouco familiares na internet. Leia sobre assuntos aleatórios na Wikipédia. Digite uma palavra aleatória em uma ferramenta de buscas e veja o que acontece. Procure receitas. Procure sites com conteúdo diferenciado.
Anúncio
Dicas
Lembre-se de que o “estudante perfeito é aquele que tropeça, mas nunca cai”. Não desista! O cubo de Rubik provavelmente parece impossível antes de você conseguir resolver a linha branca.
Faça as vezes de uma criança inquisitiva. Tente ver tudo como se fosse pela primeira vez, e tente pensar sobre as coisas de novas maneiras. Acha que sabe o que é um tijolo? Sério? De que são feitos, exatamente? Quanto pesa um tijolo simples? Quantos tipos de tijolo existem? É possível construir um muro de tijolinhos de queijo, usando o cheddar como tijolo e queijo em creme como cimento?!
Anúncio
Seja parcimonioso. Sim, construir uma catapulta é um projeto que custa mais do que R$400,00, então procure construir uma catapulta com legos. Se a universidade possui uma mensalidade de R$800,00, procure programas menores ou comunitários onde experiências semelhantes sejam mais baratas. Algumas universidades permitirão que você sente-se em classe e participe de algumas aulas de maneira gratuita (ou mais barata) enquanto você não desejar méritos (diplomas, certificados, etc...) por isso.
Avisos
Mantenha-se seguro. Conheça seus limites e prossiga gentilmente.
Exercitar uma mente “aberta” e “estimular” a mente são coisas diferentes. Alguns destes exercícios podem afiar sua mente, sua coordenação ou suas habilidades, mas não resultarão em uma mente mais “aberta”. Para possuir uma mente aberta, você deve aceitar, em um nível muito básico, que seus preconceitos estão errados. Coisas antes aceitas como verdade durante a juventude podem não ser verdades – ou podem não ser verdade para outros. Sempre podemos aprender algo de todos.