Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Luís Virtual

Luís Virtual

18 de Abril, 2015

Cremes para os rostos manchados

Luís Martins

Tudo o que ocorre em nosso rosto é muito visível, por isso é plausível que queiramos fazer algo para reparar qualquer incômodo. As manchas, por exemplo, são muito frequentes porque podem aparecer por diversos motivos. A boa notícia é que existem alternativas caseiras e naturais para retirar as manchas do rosto.


Por que aparecem manchas na pele do rosto?

Trata-se de alterações na uniformidade da cor da pele e podem ser brancas, amarronzadas, rosadas etc. Quanto mais escuras são, mais preocupação geram. Tais manchas se devem ao excesso de pigmentação natural (melanina) por maior quantidade de células, por exemplo. Uma das causas mais comuns é a exposição ao sol, que produz manchas transitórias ou permanentes.

As formas das manchas do rosto (ou de qualquer parte da pele) mais frequentes são as pintas, sinais, sardas e os lentigos (ou manchas de envelhecimento). Ainda que não sejam perigosas para a saúde, muitas pessoas decidem retirá-las porque são antiestéticas, sendo um tratamento, portanto, de ordem estética.

Recomendações para evitar as manchas na pele 
Proteger-se do sol, sobretudo o sol do meio-dia nos meses de verão. Não se exponha sem usar um protetor solar com fator alto ou um bloqueador. Usar chapéu e óculos escuros. 
Tenha uma dieta saudável e equilibrada: com muitas frutas e vegetais. Não se esqueça de incluir peixes e nozes, dois alimentos muito bons para a saúde da pele. 
Beber, ao menos, 6 copos de água por dia para manter a pele bem hidratada e também o organismo. 
Lavar o rosto e hidratá-lo diariamente, Antes de ir dormir, retirar a maquiagem, limpar com água morna. Pela amanhã, aplicar um bom umectante ou aproveitar as vantagens dos tratamentos naturais. 
Tratamentos naturais para as manchas no rosto

Os seguintes alimentos podem ser aplicados na pele do rosto sem problemas, a fim de eliminar paulatinamente as manchas: 
Vinagre de maça: umedecer o algodão no vinagre de maça e aplicar todos os dias. Deixar agir por 20 minutos e lavar bastante com água. 
Leite de coco: também é uma boa opção o leite de coco. Aplicar todas as noites e deixar atuar até o outro dia. Depois levar o rosto com água. 

Suco de limão: é um remédio caseiro muito popular para retirar as manchas. No entanto, você deve ter muito cuidado com sua aplicação, a qual sempre deve ser feita pela noite ou caso você não vá sair de casa (por exemplo, no final de semana) porque quando em contato com o sol pode causar mais manchas, obtendo o efeito contrário ao desejado. 
Azeite de oliva: tem que ser o extra virgem prensado a frio (o mais puro que existe). Aplicar um pouco no rosto com um algodão. Deixar até que seque e retirar com água morna. 
Cebola: é outro dos tratamentos maravilhosos para eliminar as manchas da pele, devido aos nutrientes que possui seu suco. Empregar de forma tópica sobre o rosto para diminuir as rugas, acne etc. Basta extrair o suco, ralando a cebola e espremendo-a com um pano ou guardanapo. Deixar atuar por 10 minutos e depois lavar com água fria. Pode ser que sua pele esteja ferida ou seja muito sensível e arda um pouco. Se isso ocorrer, retirar antes o suco. 
Leite: há muitos anos se utiliza o leite para suavizar a pele e deixá-la mais bonita. Por exemplo, a Cleópatra se banhava com leite de cabra fermentada. O ácido lático elimina todas as células mortas da superfície da derme e também a branqueia, restituindo a luminosidade do rosto. Da mesma maneira, você pode aproveitar os benefícios do iogurte. Aplicar no rosto com uma suave massagem e deixar que seque. Depois enxaguar bastante com água morna. 
Pepino: não pode faltar em uma lista de cuidados com a pele (não é por mera coincidência que é a imagem mais habitual em um tratamento no SPA). Ele tem muita água, vitamina E, óleos naturais e muitos nutrientes para restituir a vitalidade da derme, eliminar as manchas e rugas. Cortar em rodelas ou fazer uma pasta homogênea, batendo no liquidificador com um pouco de água. Aplicar no rosto por dez minutos e enxaguar com água. 
Babosa: outro dos infalíveis tratamentos de beleza e empregado desde o Egito Antigo por Nefertiti. Nutre e suaviza a pele. Cortar um talo de babosa (aloe vera) e retirar seu suco (que parece mais uma geleia). Colocar nas regiões com manchas e deixar que atue por 30 minutos. Retirar com água em seguida. 

Tomate: o suco de tomate especificamente, oferece uma grande quantidade de nutrientes, como são as vitaminas C e A, e as proteínas, além do lipoceno, que não permite que os radicais livres proliferem. Cortar ao meio um tomate e aplicar no rosto para que seu suco se desprenda. É um excelente remédios para as queimaduras de sol. 
Cúrcuma em pó: é um ingrediente por excelência nas receitas da Índia e também um maravilhoso tratamento para eliminar as manchas escuras da pele. Aplicar com um pouco de água ou suco de limão no rosto, fazendo suaves massagens. Deixar por 30 minutos e enxaguar em seguida. 
Água oxigenada: é um branqueador realmente incrível (também usado nos dentes). À noite submergir um algodão em água oxigenada (volume 10) e aplicar com toques suaves. O tratamento é de aproximadamente duas semanas, repetindo diariamente. Não esqueça de lavar o rosto depois de aplicar. 
Camomila: a infusão ou chá de camomila pode ser um bom adstringente ou tônico para clarear a pele. Deve-se usar depois de fazer uma limpeza facial profunda. Você apenas deve preparar um chá como de costume, deixar esfriar e embeber o algodão na infusão. Aplicar no rosto. Não precisa enxaguar, secará sozinho.