05 de Junho, 2015
Como prevenir a pele irritada ao se barbear
Luís Martins
Inevitável para todos os homens, fazer a barba é uma rotina diária, e para alguns, tortuosa. Quem possui a pele mais sensível pode sofrer cada vez que precisa utilizar as lâminas de barbear, especialmente no rosto, tendo irritações ou até mesmo cortes. É importante saber qual a maneira correta de fazer a barba e como controlar a irritação da pele, caso ela aconteça.
Para quem escolhe as lâminas para barbear (que devem ser trocadas após 4 utilizações), evite possíveis dores ao molhar o rosto e faça os movimentos no sentido do crescimento dos pelos, para que eles saiam mais facilmente. Usar água quente nesses casos também é aconselhável, para abrir os poros da pele e o processo ser feito naturalmente. Se você utiliza o barbeador elétrico, faça o contrário, deixando seus pelos secos no momento de fazer a barba.
Para evitar a irritação da pele também é importante que você utilize o creme de barbear, principalmente aqueles específicos para peles sensíveis, dando preferência para os que contenham aloe vera ou babosa, em sua composição. Fuja dos que tenham perfume, peróxido benzoico ou menta, e da mesma forma, não use pós-barba que possuam álcool, pois ele resseca a pele, irritando-a.
Caso o pior já tenha acontecido e sua pele já está com aquele característico ardor da irritação, existem alguns remédios caseiros que podem lhe ajudar. A babosa é uma das melhores alternativas, utilizando o líquido diretamente da planta se você a tiver, ou um gel encontrado em farmácias que deve ter 100% de aloe vera na elaboração do produto.
O abacate é rico em vitaminas e óleos naturais, sendo eficaz também para acabar com a irritação na pele, podendo ser aplicado diretamente sobre o local afetado. Mais popular, o pepino é utilizado para fazer a hidratação da pele e pode ser a solução para o problema. Se você não quer colocar uma fatia sobre a irritação, descasque a fruta e a deposite no liquidificador (juntamente pode-se colocar pedaços de abacate) e aplique o líquido no local atingido. Se a irritação for grave e tiver interferindo com a sua rotina, pode haver alguma alergia ou infecção, e de qualquer forma é preciso consultar o dermatologista.