Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Luís Virtual

Luís Virtual

29 de Novembro, 2015

Como estão seus relacionamentos com as outras pessoas? Mais digital ou mais pessoal?

Luís Martins





Como é sua relação com as mídias sociais? Já parou para pensar no que está por trás disso? Como estão seus relacionamentos com as outras pessoas? Mais digital ou mais pessoal? Já parou para refletir o quanto o conteúdo postado pelos outros te impacta? E nas suas expectativas ao postar algo? Afinal, todos gostariam que muitas pessoas curtissem e comentassem seus conteúdos, não é mesmo? É sobre isso que vamos falar agora.
Há toda uma postura bem arquitetada de como se apresentar no contexto virtual. Na interação on-line, o impessoal prevalece, privilegiando a ilusão que está na mente. Perde-se a noção de quanto sua apresentação está sendo rejeitada ou criticada pelo outro. Seu foco está na imagem criada por você em seu cérebro. Sua fala e comportamento representam o papel como um ator em ação no palco.

Estudos comprovam que a mídia social em excesso pode causar solidão, ansiedade, depressão e comprometimento na interação social. O social passa a ser ameaçador, e por trás de um computador ou um smartphone, essa ameaça se dilui. Ao esconder a vulnerabilidade, perde a possibilidade de se mostrar quem realmente é, perdendo a oportunidade de formar vínculos reais. Tudo isso acontece de forma sutil. A própria pessoa nem percebe. Quando toma consciência já é refém do sistema.

Nesse mundo virtual a pessoa é lembrada pelo outro, apreciada com as curtidas, o que é altamente gratificante, pois aumenta a autoestima. O autocontrole e a autoimagem também são afetados. Há um falso prazer equivalente ao alimento ingerido em excesso para sentir o prazer imediato. Depois esse prazer não se sustenta e vem o alto preço a ser pago, toda ação tem uma reação.

O cérebro recebe essa vivência como algo prazeroso, o que leva a produção de dopamina, substância do prazer. O cérebro adora a dopamina, poderoso motivador químico, e quando diminui a quantidade o sistema grita por mais. Assim a dependência tecnológica está instalada psíquica e quimicamente.

PARA DAR O QUE PENSAR
Fonte- mundo virtual e você Por Káthia Regina