06 de Maio, 2015
Cientistas descobrem proteína que mata qualquer cancro ou vírus
Luís Martins
Cientistas britânicos descobriram uma proteína capaz de combater todo o tipo de cancros ou vírus através do fortalecimento do sistema imunitário. A equipa está agora a desenvolver uma terapia genética em laboratório, com o intuito de avançar para ensaios em humanos em 2018. créditos: AFP
As experiências feitas pelos investigadores do Imperial College London, no Reino Unido, com células humanas e de ratinhos demonstraram que a proteína "LEM", sigla em inglês para "Lymphocyte Expansion Molecule", consegue promover a proliferação de células T citotóxicas, que matam células cancerígenas e células infetadas com vírus.
Contudo, estas células não são capazes de se multiplicar em quantidade suficiente para combater a doença, uma realidade que no entanto pode mudar com a proteína LEM.
O estudo foi publicado na revista Science.
Nas experiências com ratinhos, a equipa identificou um conjunto de modelos animais capazes de produzir dez vezes mais células T citotóxicas na presença de uma infecção causada por um vírus do que os normais, conseguindo suprimi-la com maior eficácia.
De acordo com o comunicado do Imperial College London, o organismo destes animais produzia, também, uma maior quantidade de um segundo tipo de células T, as chamadas células de memória, que facilitam o reconhecimento de futuras infecções, acelerando assim a resposta do sistema imune.