Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Luís Virtual

Luís Virtual

05 de Outubro, 2016

Aumente a velocidade de arranque do Windows 10

Luís Martins


Uma das principais queixas dos utilizadores que têm Windows (qualquer versão) é o facto de este se começar a tornar lento no arranque a cada dia que passa. Tal situação deve-se normalmente às aplicações que vamos instalando, isto porque muita deles passam a ser carregadas no inicio do Windows.

Hoje ensinamos alguns truques que podem melhorar a velocidade de arranque do Windows 10.




O Windows disponibiliza várias funcionalidades que permitem personalizar o sistema em vários aspectos. Ao nível do desempenho, especialmente no arranque, é importante que se saiba quais as aplicações que vão carregar logo no inicio assim como os serviços que estão activos.
Avaliar o arranque do Windows (Processos)

Esta é uma dica que já apresentamos aqui em mais detalhe. O Windows 10 tem disponível no Gestor de Tarefas toda a informação que o utilizador necessita para poder fazer a avaliação e a escolha das aplicações que quer a correr. Para abrirem o Gestor de Tarefas basta carregar em CTRL + SHIFT + ESC e depois carregar em Mais detalhes.

Em seguida devem abrir o separador Arranque e desactivar aplicações que não consideram importantes no arranque do sistema. De salientar que podem saber o impacto da aplicação no arranque na última coluna dos resultados.

Gerir serviços

Outra das hipóteses para melhorar o arranque do Windows 10 é avaliar os serviços activos. Para isso basta carregar em WIN + R e depois escrever services.msc. Por exemplo, para quem não usa impressora não necessita de ter o serviço de impressão activo.

FastStartup

No Windows 10 a Microsoft disponibiliza a opção “Escolher o que fazem os botões para ligar/desligar” dentro das opções de energia no painel de controlo. Aí dentro selecionem a opção “Ativar arranque rápido”


E são estas algumas das dicas que podem usar para ter um arranque mais rápido no Windows 10.