14 de Janeiro, 2015
As melhores bebidas para tomar a tarde
Luís Martins
Os “shakes” (nome popularizado no Brasil) estão adquirindo cada vez mais fama, e consistem em preparados compostos por vários alimentos com altos valores nutricionais.
Consumidos por pessoas no mundo todo, apresentam resultados muito positivos na saúde. As indústrias atuais comercializam essas bebidas prontas (geralmente em forma de pó) para preparar, são compostas de Frutas e extratos naturais de planta. Essas bebidas também podem ser maravilhosas ao paladar, além de complementar a dieta e nutrir o corpo notavelmente.
A humanidade nos últimos anos, devido aos avanços científicos, pôde acompanhar com mais detalhes os processos que ocorrem no organismo e perceber os fatores que podem beneficiar e/ou prejudicar esses processos. Atualmente, é um costume entre as pessoas que dão uma atenção especial à alimentação preparar sucos a base de vegetais, ao transformar o vegetal em líquido a absorção de nutrientes é muito mais direta, por isso que os benefícios são percebidos em menor tempo. A ingestão dos shakes naturais pode ser planejada a fim de organizar e diversificar os vegetais que serão usados ao longo da semana. A preparação destas bebidas tem sua parte lúdica, já que é permitido mesclar vários elementos, criando assim uma receita onde a imaginação e o gosto pessoal podem variar. É importante esclarecer que preparar um shake não é o mesmo que fazer um suco. É comum coar o líquido ao preparar um suco e, com isso, perde-se boa parte do total de fibras presentes nas frutas e Vegetais e assim, seus benefícios sobre a digestão se reduzem devido a perda de elementos antioxidantes e estimulantes do sistema digestivo. A preparação do shake consiste em triturar ou bater frutas e verduras no liquidificador sem adicionar grandes quantidades de água. Os nutrientes fornecidos nos shakes em sua forma líquida, são absorvidos em menos tempo pelo organismo e são liberados diretamente na corrente sanguínea. Ao beber sucos e batidas obteremos o benefício de consumir porções maiores de frutas e com efeitos mais diretos no organismo. Devemos ser cuidadosos ao administrar nutrientes em seu estado líquido, pois os excessos também podem acarretar problemas físicos como a aparição de patologias ou intoxicações por excesso de minerais.
Shakes para beneficiar a saúde
Shake Saciante

2 pepinos
500 ml de iogurte natural
Suco de limão
Mostarda
Salsinha
Pimenta
Age como um potente saciador de apetite e é de fácil preparo. Os pepinos devem ser lavados e cortados em pedaços (não retirar a casca), depois é só adicionar os ingredientes no liquidificador e deixar as cascas do pepino se dissolverem completamente. Disposição nutricional por copo ingerido
Água: 551 g.
Calorias: 242 Kcal.
Gorduras: 1 g.
Vitamina A: 17,5 g.
Vitamina B2: 0,5 mg.
Vitamina C: 36,9 mg.
Vitamina K: 72 mg.
Fibra: 3 g.
Ferro: 2,7 mg.
Potássio: 1.100 mg.
Manganês: 0,5 mg.
Proteínas: 12 g.
Fósforo: 368 mg.
Essa bebida contém baixos níveis de gorduras e calorias, em contrapartida fornece fibras, proteínas, cálcio e vitaminas. É recomendado consumir antes de realizar uma atividade desportiva por ser um grande fornecedor dos aminoácidos: arginina e lisina que são as responsáveis por intervir no processo de regeneração corporal. O Iogurte natural é um remineralizante ósseo, também atua como redutor de gordura, eficaz e estimulante no desenvolvimento da massa muscular.
Super shake verde
Estimula a saúde mental e física, possui propriedades regenerativas das células cerebrais. Seu aporte nutricional é ideal para complementar a dieta.
4 ramos de aipo.
250 ml de suco de limão.
7 folhas de menta.
1 pepino sem cascas e sem sementes.
3 folhas de alface.
300 g de espinafre.
1 raiz de Gengibre.
300 ml de água.
Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Essa mistura excede os limites diários de nutrição correspondente aos vegetais. É uma bebida de baixa caloria e representa o ideal de 100% de Ferro que uma pessoa deve consumir diariamente. Disposição nutricional por copo ingerido:
Vitamina K: 1.515 UCG.
Vitamina A: 1.460 UCG.
Vitamina C: 140 mg.
Magnésio: 291 mg.
Potássio: 2.489 mg.
Ferro: 9.2 mg.
Cálcio: 412 mg.
Gorduras totais: 1.8 g.
Fibras: 11,6 g.
Carboidratos: 25 g.
Proteínas: 11,4 g.
Calorias: 138.