Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]










Durante os meses de fevereiro e março as amendoeiras em flor proporcionam um espetáculo de cores que se estende pelos vales do Douro. A paisagem envolvente adquire tons mais claros, transmitindo uma sensação de paz e deslumbrando qualquer pessoa.

Os primeiros botões de flor de amendoeira desabrocham um mês antes da primavera, anunciando, sem demoras, a estação mais florida. Desde a segunda semana de fevereiro até aos primeiros dias de março as amendoeiras florescem e o Douro adquire uma imagem nova, mais colorida, pura e serena. Os vales despidos pelo Inverno adquirem uma nova roupagem em tons branco e rosa.

A amêndoa é um dos frutos mais produzidos na região do Douro, principalmente nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, que se inserem na Rota das Amendoeiras. Como forma de festejar o belo fenómeno natural, estes concelhos organizam várias festividades durante aquela época, por forma a que esta bela região repleta de árvores floridas não passe despercebida a ninguém.

Reza a lenda que as amendoeiras surgiram em Portugal, antes de este ser reino, no tempo dos mouros. O jovem rei Ibn-Almundim terá sido o responsável por tal cultivo, pois queria agradar a sua princesa nórdica, que sentia saudades da neve da sua terra Natal. Quando as amendoeiras florescem assemelham-se a um manto de neve que cobre o horizonte, com a vantagem de não serem frias e de aromatizarem o ar, com o doce perfume que anuncia a Primavera.


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:14

Mensagens



Pesquisar

Pesquisar no Blog


calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031