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Luís Virtual

Luís Virtual

24 de Agosto, 2015

Exercício físico: aliado das boas noites de sono ( CLICK NA IMAGEM PARA LER TODO O CONTEÚDO )

Luís Martins






Exercício físico: aliado das boas noites de sono

Estar em casa e preparar-se para dormir é o que muitos esperam depois de um dia intenso. Entretanto, relaxar durante a noite pode ser um problema para quem sofre de algum tipo de distúrbio do sono. Uma excelente alternativa para garantir uma noite bem dormida é praticar atividade física. Exercitar o corpo proporciona sono mais profundo e, consequentemente, mais reparador.


Os especialistas apontam a endorfina – o neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar – liberada durante os exercícios, como responsável pelas boas noites de sono. Aliás, os sedentários levam mais tempo para dormir: são em média dez minutos, contra sete dos que se exercitam regularmente.









No entanto, é importante evitar a prática minutos antes de ir para a cama. “A prática libera substâncias que fazem com que a temperatura corporal aumente. E o sono começa justamente quando a temperatura diminui”, explica a dra. Stella Márcia Tavares, responsável pelo setor de Polissonografia da Neurofisiologia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, aumenta a adrenalina no organismo, o que pode atrapalhar o sono.





O ideal é realizar o exercício físico quatro horas antes de dormir, no mínimo. Contudo, antes de começar a praticar alguma atividade física, quem sofre de distúrbios do sono deve procurar a orientação de um especialista. As noites mal dormidas trazem diversas consequências: cansaço durante o dia, sonolência e até a redução da memória. Quem dorme menos que o necessário – são recomendadas oito horas por noite – também é, geralmente, mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão.





“A prática esportiva pode ajudar a dormir melhor, mas funciona como um auxiliar, um coadjuvante, não atua diretamente em problemas nos casos crônicos de insônia”





Na hora de escolher a atividade física, as que se destacam são as que trabalham o alongamento e a flexibilidade muscular, como ioga e tai chi chuan. Esse tipo de exercício, com movimentos suaves, tranquiliza, diminui a tensão muscular, a dor e a fadiga.





Os exercícios aeróbicos - como a corrida, o ciclismo e a natação - também são bons companheiros do sono. Garantem condicionamento do sistema cardiorrespiratório e podem diminuir as chances de apneia - o inconveniente ronco.
Distúrbios do sono


Embora a atividade física seja essencial, não resolve necessariamente todo tipo de distúrbio do sono. “A prática esportiva pode ajudar a dormir melhor, mas funciona como um auxiliar, um coadjuvante, não atua diretamente em problemas nos casos crônicos de insônia”, afirma a médica do Einstein.




O exercício físico beneficia mais a quem dorme “picado”. As atividades físicas aumentam a quantidade de sono profundo e diminuem o número de despertares e de vigília durante a noite. Outro distúrbio que pode melhorar com a ajuda dos exercícios é a apneia - uma parada repetida e temporária da respiração durante o sono. O problema é normalmente associado ao ronco


O efeito do exercício físico nesses casos será indireto, uma vez que quem sofre de apneia, em geral, também é obeso e a atividade física ajudará a controlar o peso e, consequentemente, esse distúrbio poderá diminuir.


24 de Agosto, 2015

O que fazemos hoje é muito importante ....tomemos cuidado....O que fazemos na vida ecoa na eternidade! ( CLICK NA IMAGEM PARA LER TODO O CONTEÚDO )

Luís Martins



A Bondade Ajuda O Bondoso 




Provérbios 11:17 - ¶ O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.




O autor do livro de Provérbios, depois de uma série de conselhos sobre manter uma boa dieta emocional, faz a seguinte declaração: "Quem age com bondade faz bem a si mesmo. Quem pratica a maldade acaba se prejudicando." (Provérbios 11:17).




A Bíblia não é um livro de autoajuda. No seu realismo espiritual, sua lógica é muito simples. Fomos criados por Deus. Nossa estruturas, portanto, foi feita para funcionar adequadamente somente no caso de vivermos de acordo com as especificações do Criador.ora, a mesma Bíblia nos revela que "o Senhor é bom e a Sua misericórdia dura para sempre". Agir "com bondade", então, é viver coerentemente com as leis do Criador.




Sabendo que nossa natureza humana não consegue viver com bondade, o Senhor nos enviou Jesus. Através Dele, ficamos sabendo que "Deus é amor". E ficamos sabendo, também, que aceitando o amor de Deus, através de Jesus, o Cristo, Ele nos ajuda a viver como o Mestre. É o Cristo em nós que nos capacita a "agir com bondade". Logo, aquele que vive "em Cristo", "faz bem a si mesmo".
24 de Agosto, 2015

Nossa vida a maior e mais valorosa empresa do mundo...E nós podemos evitar que ela vá à falência. ( CLICK NA IMAGEM PARA LER TODO O CONTEÚDO )

Luís Martins






Podemos ter defeitos, vivermos ansiosos e ficarmos irritados algumas vezes, mas não esqueçamos de que

a nossa vida é a maior empresa do mundo.

E nós podemos evitar que ela vá à falência.

Ser feliz , é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões

e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história e mais deixar Jesus

ser o autor da nossa história.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um 'não’.

É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas, porque no amor estamos construindo um castelo...

Saudade não é tristeza, choro e solidão. Saudade é uma coisa boa, guardada no coração.
24 de Agosto, 2015

Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça. ( CLICK NA IMAGEM PARA LER TODO O CONTEÚDO )

Luís Martins



"Tudo tem seu tempo determinado, há tempo para todo o propósito debaixo do céu" - Ecles.3:1 - (Para quem diz que Deus e vagaroso, lembre-se)

"Espera no Senhor...e Ele fortalecerá o teu coração...- Salmos 27:14 - (Quem confia no Senhor será FORTALECIDO na sua alma e no seu coração)

"Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles é a morte" Provérbios 14:12 - Muito cuidado as decisões que tomamos na vida.
24 de Agosto, 2015

Beber café diariamente pode evitar volta do câncer de cólon, diz estudo ( CLICK NA IMAGEM PARA LER TODO O CONTEÚDO )

Luís Martins

Estudo avaliou pacientes que foram tratados de câncer colo-retal de grau III.
Outras pesquisas sugerem efeitos protetores do café contra o câncer



Consumir café diariamente reduziria fortemente a recorrência do câncer de cólon aumentando, assim, as chances de cura, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (17).

Todos os pacientes acompanhados neste estudo clínico foram tratados com cirurgia e quimioterapia de câncer colo-retal de grau III. Isto significa que as células cancerosas tinham invadido os gânglios próximos do tumor, mas não avançaram mais.

Pesquisadores do Centro para o Câncer Dana-Farber de Boston, nos Estados Unidos, encontraram os maiores benefícios entre os pacientes que ingeriram quatro ou mais xícaras de café todos os dias (cerca de 460 miligramas de cafeína).

"Estes pacientes tiveram 42% menos probabilidade de volta do câncer do que aqueles que não tomaram café e apresentaram 33% menos riscos de morrer de câncer ou de qualquer outra causa", indicou o estudo, publicado no "Journal of Clinical Oncology".

Consumir duas a três xícaras de café por dia teve um efeito protetor considerado modesto. O efeito foi praticamente nulo quando a ingestão foi de uma xícara ou menos por dia, explicaram os cientistas.

O estudo foi feito com quase mil participantes, que responderam um questionário sobre sua dieta no começo do estudo, durante a quimioterapia e novamente um ano depois.

A maioria dos casos em que o câncer de cólon voltou ocorreu nos primeiros cinco anos depois do tratamento e é rara a recorrência depois deste período, informou o médico Charles Fuchs, diretor do centro de câncer gastro-intestinal do Dana-Farber, que chefiou o estudo.




Para os pacientes com um tumor de cólon grau III, o risco de recorrência é de 35%, sem levar em conta os efeitos da cafeína.

Café tem efeito protetor contra câncer

Segundo Fuchs, trata-se do primeiro estudo sobre os efeitos do café no risco de recorrência de um câncer colo-retal.

Ele lembrou que vários estudos recentes sugerem que o café poderia ter efeitos protetores contra várias formas de câncer, entre os quais o de fígado, mama e o melanoma, um agressivo tumor da pele.

Tomar café regularmente parece também reduzir o risco de se desenvolver diabetes do tipo 2 na idade adulta.

Os pesquisadores deste estudo informaram que a análise mostra claramente que os efeitos protetores do café se devem completamente à cafeína e não a outros componentes, embora não tenham sabido explicar o mecanismo. São, assim, necessários outros estudos para compreender como a cafeína atua nestes casos.