Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Nos dias de hoje, as redes sociais estão muito presentes nas nossas vidas e nas dos nossos filhos, e tem tendência a aumentar cada vez mais. E muitas vezes, sem querermos e sem pensarmos, estamos a por em causa a segurança dos nossos filhos ao publicar fotos de forma ingénua, e sem saber os problemas que isso poderá vir a causar.
Por isso tens de conhecer os perigos de publicar determinado tipo de fotos, e não te esqueças de partilhar este artigo, podes estar a ajudar alguém com isso!




Vários sites que tratam de segurança infantil publicaram recentemente quais os tipos de imagens que não devemos publicar nas redes sociais, sejam elas quais forem, e achei importante partilhar isto convosco! Espero que também o faças e partilhes com os teus amigos, especialmente os que são pais.
“O rosto todo sujo após a primeira papinha, a festarola na hora de tomar banho ou até mesmo o tablet ou consola nova da criança. São inúmeras as situações engraçadas que temos vontade de partilhar com os nossos amigos, que se torna difícil passar um dia na internet sem ver fotos desse género. Mas a internet e a ingenuidade não combinam de todo. Quem gosta de partilhar fotos na internet tem de perceber que uma vez na internet, para sempre na internet. Os riscos são imensos!”
Estão entre os crimes mais hediondos os riscos aos quais as famílias se expõem ao publicar imagens inapropriadas na internet. Confesso que depois de saber disso, apaguei algumas fotos das minhas redes sociais, afinal, todo cuidado é pouco quando se trata da segurança dos nossos pequenos, não é assim?
Vamos à lista!
1 – Foto com registo de localização




Antes de tirarem uma foto de seus pequenos, desativem o gps do telemóvel ou da máquina fotográfica. Ninguém precisa saber quais são os locais que a criança frequenta. Pessoas mal intencionadas podem usar esses dados para vos assustarem quando seus filhos não estiverem em casa. Sabem aqueles broncos que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver a ligar tiver informações precisas da vida dos seus filhos.
2 – Foto da criança a tomar banho





Posso publicar uma foto do meu filho a tomar banho? Antes de partilharem algo assim, pensem três vezes para não se arrependerem depois. Infelizmente, há o risco de atrair predadores que vasculham a internet à procura de fotografias desse género, para outros fins…para colocarem em websites “manhosos”.
3 – Foto da criança com o uniforma da escola ou do colégio




Evite que estranhos saibam a rotina do seu filho, que saibam qual é o nome do colégio que ele frequenta, e as atividades extra em que está inscrito. Essas informações podem ser usadas em planeamento de sequestros.
4 – Foto da criança em alta-qualidade




A partir do momento em que uma foto cai na internet, perde-se totalmente o controlo sobre ela. Fotos em alta resolução por exemplo, podem ser editadas e utilizadas com mais facilidade, e os fins podem ser os mais variados, incluindo publicidade não autorizada.
5 – Foto da criança com outros amigos




Jamais publique a foto de outra criança sem a autorização expressa dos pais dela. A internet é uma rede mundial, todo cuidado é pouco! Os pais dos amigos podem não gostar e não querer tamanha exposição, e isso pode trazer complicações.
6 – Foto da criança no ambiente de trabalho dos pais




Ao publicar esse tipo de imagem, os predadores além de saberem quais são os locais que o seu filho frequenta, saberão também onde os pais trabalham. Ficam todos vulneráveis! Mais uma vez, não divulguem informações da vossa vida pessoal. É muito perigoso!
7 – Fotos que farão a criança sentir vergonha no futuro




“Algumas fotos podem ser bonitinhas para nós, mas no futuro podem constranger o seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de chacota por parte dos colegas”, aconselha Marcos Ferreira, especialista em segurança da informação da TrustSign, empresa focada em soluções de segurança na internet.
8 – Fotos da criança perto de objetos de valor





Evitem publicar fotos que possam chamar atenção para os bens materiais da família. Ninguém precisa de saber que seu filho ganhou um IPad no natal, por exemplo.
9 – Fotos publicadas num álbum aberto para todos




É ingenuidade pensar que está seguro(a) apenas porque o seu perfil está restringido a amigos e amigos dos amigos. Quem são os amigos dos seus amigos? Vocês conhecem-nos? Todo cuidado é pouco.
10 – Pistas de onde a criança mora





Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes!
11 – Fotos engraçadinhas






Muito cuidado ao publicar uma foto fofa do seu filho, não vá ela tornar-se o próximo “meme” ou “gif” da moda. Esse tipo de conteúdos alterados ficam virais com facilidade, e correm o mundo em apenas algumas horas!
Se tens ou conheces quem tenha crianças pequenas, ou que lide muito com elas, PARTILHA isto pois muitas das vezes as pessoas publicam esse tipo de conteúdos, porque nunca pensaram muito sobre o assunto!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:49

Mensagens



Pesquisar

Pesquisar no Blog


calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031