30 de Maio, 2015
10 Incríveis remédios caseiros para dor no pé e calcanhar
Luís Martins
INGREDIENTES
Normalmente as pessoas não prestam muita atenção nem cuidados aos seus pés e inclusive os submetem a vários tipos de situações que podem causar desconforto ou dor, como caminhar com sapatos extremamente apertados ou com saltos altos.
No entanto, é importante observar que os pés são uma estrutura complexa composta por 28 ossos em cada um e com uma musculatura de 107 ligamentos, 31 tendões e 18 músculos.
Tudo isso exige uma administração de nutrientes mediante uma dieta balanceada e, ao mesmo tempo, que lhes proporcione cuidados (como massagens, banhos, entre outros), a fim de evitar a dor, ardor ou irritação.
1. Água quente e fria
Quente e terapêutica, água fria pode ser eficaz no tratamento da dor no pé. O tratamento quente irá promover o fluxo sanguíneo, e o tratamento a frio irá reduzir a inflamação.
Encha um balde com água fria e outro com água quente suportável. Sentar em uma cadeira confortável, mergulhe os pés na água quente por três minutos e depois fazer o mesmo com água fria durante pelo menos 10 segundos ou até um minuto. Repita as processo duas ou três vezes e termine com banho de pé frio.
Outra opção é aplicar uma almofada de calor e um bloco de gelo alternadamente durante 10 minutos para reduzir a dor.
2. Vinagre
Vinagre é usado em diversos tratamentos e pode ajudar com a dor do pé devido as estirpes ou entorses, que reduz a inflamação. Encha um balde com água quente. Adicione duas colheres de sopa de vinagre nela. Você também pode misturar sal marinho. Se você não tiver qualquer um destes, basta usa o sal de cozinha. Mergulhe os pés nela por cerca de 20 minutos.
Como alternativa, coloque uma mistura de quantidades iguais de vinagre e água em dois recipientes. Use água fria em um e água quente no outro.Mergulhe uma toalha na mistura quente, esprema o excesso de líquido e em seguida, envolvê-la em torno de seu pé. Deixe que ele disposto por cinco minutos. Faça o mesmo com a mistura fria. Repeti todo o processo pelo menos três ou quatro vezes ao dia.
3. Sal de Epsom
Sal de Epsom pode ajudar a aliviar os pés, dando-lhe alívio imediato da dor no pé. Combinação de calor e sal de Epsom, é principalmente o magnésio, funciona bem para relaxar os pés e aliviar a dor.
Coloque duas ou três colheres de sopa de sal de Epsom em um balde de água quente.
Mergulhe os pés no balde por 10 a 15 minutos.
O sal pode fazer os pés ficarem secos, então, aplicar creme hidratante após esse tratamento.
4. Gelo
Terapia do gelo é uma boa maneira de reduzir a dor e inchaço nos pés. Coloque uma pequena quantidade de gelo picado em um saco plástico pequeno e use para massagear a área afetada em um movimento circular. Você também pode usar um saco de legumes congelados, envolvida em um pano fino.
A temperatura fria ajudara temporariamente entorpecer as terminações nervosas na área dolorosa e dar-lhe alívio. Inchaço também será reduzido. Não utilize um bloco de gelo por mais de 10 minutos de cada vez; uso mais longo pode danificar a pele e os nervos.
5. Óleo de cravo
Óleo de cravo é altamente eficaz no tratamento de dores de cabeça, outras dores, pé de atleta e também dor no pé, ele ajuda aumenta a circulação.
Para alívio rápido, Massageie suavemente os pés doridos com óleo de cravo. Isso vai estimular o fluxo sanguíneo e relaxar os músculos. Você pode massagear seus pés com óleo de cravo, várias vezes ao dia.
Se você tem pele sensível ou um corte, diluir 3 gotas de óleo de cravo com uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco e em seguida, massageie os pés com ele.
Pimenta de Caiena
Pimenta caiena é uma fonte rica de capsaicina, que é conhecida para aliviar dores musculares e dores, artrite, tensão muscular, dores nas costas e pés doloridos mesmo.
Se seus pés doem quando ficam frios, polvilhe pimenta de Caiena em suas meias antes de colocá-las. Isto ajudará a manter os pés quentes.
Outro tratamento, adicionar meia colher de chá de pimenta caiena em pó a metade de um balde de água quente e mergulhar os pés nele por alguns minutos. Isto tem um efeito calmante e dar-lhe o alívio da dor.
7. Sálvia
Se sua dor de pé é devido a algum tipo de tensão, entorse, corte ou dor, sálvia pode ser usada para obter alívio do desconforto. Ela também pode reduzir o odor dos pés.
Esfregue um punhado de folhas de sálvia entre as mãos e depois coloque-as em uma panela com um pouco menos de uma xícara de vinagre de maçã.
Leve a mistura para ferver, em seguida, reduza o fogo e deixe ferver por cinco minutos.
Mergulhe um pano de algodão na solução quente e em seguida, prenda na área afetada.
Repita o processo várias vezes.
8. Semantes Mostardas
Sementes de mostarda também podem ser usadas no tratamento da dor no pé. Elas ajudam a remover água tóxica do corpo, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a inflamação, dando assim o alívio da dor e inchaço.
Triturar algumas sementes de mostarda e adicioná-las em metade de um balde de água morna.
Mergulhar os pés na água por 10 a 15 minutos e então secar os pés.
9. Aspargos
Aspargos são um bom remédio, quando a dor do pé está associado a algum tipo de inflamação ou edema. Simplesmente cozinhe alguns espargos durante alguns minutos e depois vá comê-los.
Funcionará como um diurético natural, ajudando a liberar o excesso de líquido do sistema, reduzindo a inflamação.
10. Óleos essenciais
Óleos essenciais tais como óleo de eucalipto, óleo de hortelã-pimenta e óleo de alecrim ajudará a acalmar os pés cansados e doloridos.
Misture quatro gotas de cada óleo de eucalipto e óleo de alecrim e duas gotas de óleo de hortelã-pimenta na água quente.
Mergulhe os pés nela por cerca de 10 minutos.
Da próxima vez que você sofre de dor no pé, simplesmente tente qualquer um desses remédios naturais. No entanto, se a dor é insuportável e não melhora, consulte seu médico.
Recomendações para pessoa com dor nos pés:
Eleve os pés. É aconselhável, depois de um duro dia de trabalho, sentar, elevar os pés e movimentar os dedos para restaurar a circulação.
Caminhe e mude de posição quando está de pé. Se você deve permanecer de pé durante muito tempo, recomenda-
se caminhar no local ou alterar continuamente a postura. Você também deve tentar descansar um pé sobre um banquinho.
Mudar a altura dos saltos. Usar sempre sapatos de salto alto aperta os músculos da panturrilha e encolhem os tendões, o que causa tanto dor como fadiga nos pés.
Por isso, recomenda-se usar saltos de diferentes alturas durante a semana e inclusive se é uma obrigação usar salto alto no escritório, use calçados de fazer esportes para ir e vir do trabalho.
Cuide das plantas dos pés. Tente utilizar sapatos com solas grossas, almofadadas e absorventes para proteger os seus pés. Substitua as solas ou compre outros sapatos tão logo se desgaste muito.
Utilize palmilhas. Devido ao fato de que os saltos altos fazem os seus pés, ao caminhar, deslizar para frente provocando uma pressão significativa sobre o dedão do pé, aconselha-se o uso de palmilhas nos sapatos para ajudar a manter os pés no seu lugar.
Estique os sapatos. Se ao introduzir as palmilhas nos sapatos, observamos que estas estão apertadas na ponta, pode ser possível esticar o sapato, mediante a colocação de ornas ou jornal dentro deles.
Sacudir os pés. Se durante o dia você sente certa dor ou câimbra nos pés, recomenda-se dar uma boa sacudida, como quando as mãos estão formigando. Primeiro deve-se sacudir o pé. Em seguida, relaxar e flexionar os dedos para cima e para baixo várias vezes. Depois faça o mesmo com o outro pé.
Exercícios ideais para eliminar a dor nos pés:
Gire os pés, a fim de remover a rigidez dos pés depois de ter estado muito tempo de pé ou sentado, é necessário sentar-se em uma cadeira, tirar os sapatos e em seguida esticar os pés. Em seguida, faça círculos com ambos os pés movimentando os tornozelos para a esquerda 10 vezes e para a direita 10 vezes.
Ao girar os pés, devem-se apontar os dos pés até em baixo e, em seguida, para o mais alto possível.
Alongue a panturrilha. De pé e descalço, deve ficar sobre as pontas dos pés por 10 vezes. Em seguida, descanse e faça três sessões a mais, as quais irão reativar a circulação e aliviar a dor ao movimentar os músculos das panturrilhas e dos calcanhares.
Alongue as panturrilhas. De pé, coloque as mãos contra uma parede na altura dos ombros. Então você deve se inclinar para frente e depois voltar a esta mesma distância mantendo em todo momento os calcanhares em contato com o chão.
Revitalizar os pés. Sentado e descalço, deve-se rolar com a planta de cada pé uma bola de tênis, golfe, um rolo de cozinha ou uma lata de refrigerante por 12 vezes de um a dois minutos Outro exercício para revitalizar os pés consiste no seguinte: sentado ou em pé, espalhe lápis ou bolinhas de gude pelo chão, e em seguida você deve tentar pegá-los com os dedos dos pés.
Deixe que os pés respirem. Se mais do que uma dor o se sente é ardor nos pés, pode ser devido ao calçado cujo material evita a entrada de ar ou por meias de fibra sintética que retêm o suor. É necessário usar material natural que permita que o pé respire. Também é possível que se produza ardor nos pés devido às reações alérgicas a tinta de meias novas, a tinta dos sapatos ou aos compostos de borracha dos sapatos esportivos.
Procure assistência médica se você tem os seguintes sintomas, já que pode ser um sinal de má circulação, pé de atleta, diabetes, anemia, alterações da tireoide ou outros problemas.
Ter uma dor ou ardor persistente e constante nos pés apesar das massagens e banhos relaxantes tomados.
Você não poder colocar os sapatos, já que os pés estão muito inchados.
Ter problemas para dar os primeiros passos ao se levantar pela manhã.
Fonte-Receitasexclusivas